Atendimento das 8h às 18h de Seg à Sex
Atualizado em 30 de junho de 2020

Como enviar encomenda por ônibus: conheça o passo a passo

Não importa se você precisa de praticidade, segurança ou pontualidade. Ao enviar suas mercadorias e encomendas por ônibus, é possível atingir esses três objetivos de forma simples e descomplicada.

É por isso que, cada vez mais, os brasileiros estão escolhendo enviar e receber suas encomendas com segurança por meio do transporte no bagageiro de ônibus intermunicipais ou interestaduais.

Em vez de perder tempo e se incomodar com transportadoras comuns, que, muitas vezes, não cumprem prazos e não garantem a segurança dos produtos, muitas pessoas têm preferido a segurança e a tradição de pontualidade das empresas de ônibus. Afinal, ônibus tem horário — e sua encomenda também precisa ter.

Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas com um passo a passo simples para você enviar suas encomendas por ônibus. Confira!

Por que enviar encomenda por ônibus?

Antes do passo a passo, vale a pena elencar os principais motivos que pesam na hora de escolher o ônibus como modelo de transporte para a sua encomenda, bagagem ou mercadoria.

  • Prazos assertivos: as encomendas de ônibus têm entregas com pontualidade
  • Velocidade: para algumas regiões, é possível entregar em menos de 24 horas
  • Flexibilidade de horários: você escolhe quando enviar e quando receber
  • Rastreamento de mercadorias: muitos ônibus possuem GPS que permite monitoramento em tempo real
  • Segurança: no bagageiro do ônibus, as encomendas ficam seguras e bem acondicionadas

Agora que você já está convencido de que o ônibus é um ótimo meio para entregas de encomendas e mercadorias, vamos explicar o passo a passo para você não errar.

Passo a passo para enviar sua encomenda

Confira, a seguir, um passo a passo simplificado para acertar na hora de enviar suas encomendas por ônibus:

  1. Defina os objetos e os prazos

O primeiro passo é definir exatamente o que você pretende enviar, e dentro de qual prazo você precisa que a encomenda chegue ao seu destino. Neste momento, é importante consultar que tipos de objetos podem ser transportados por ônibus.

A legislação não permite, por exemplo, o envio de animais, alimentos, armas ou produtos químicos. Normalmente, as empresas também possuem algumas restrições, como tamanho e peso máximo.

Mas você pode enviar autopeças, eletrônicos, medicamentos, confecções, documentos e material gráfico. Os famosos malotes e envelopes são as especialidades do transporte por ônibus.

  1. Escolha o tipo de serviço

Depois de definir os prazos e os objetos que você pretende enviar, é hora de escolher o tipo de serviço. Há uma série de possibilidades:

  • PORTA-PORTA: a coleta da encomenda é feita no remetente e entregue no destinatário
  • PORTA-BALCÃO: a coleta da encomenda é feita no remetente e o destinatário retira na unidade de destino
  • BALCÃO-PORTA: a encomenda é entregue pelo remetente em alguma unidade da empresa, que realiza a entrega ao destinatário
  • BALCÃO-BALCÃO: a encomenda é entregue pelo remetente em alguma unidade da empresa, e o destinatário a retira na outra unidade

Para definir o tipo de serviço, você precisa levar em consideração os prazos e os valores envolvidos, calculando se a comodidade compensa os custos.

  1. Faça as cotações

Em seguida, é momento de fazer as cotações para descobrir os custos de transporte da sua encomenda, levando em conta o tipo de produto, seu tamanho e peso, além dos prazos que você precisa e os locais de origem e entrega dos produtos.

  1. Monte a embalagem

Depois dessas três etapas, chegou a hora de fazer a embalagem da sua encomenda, no caso de quem está enviando algum item para outro lugar. Se o pacote tiver objetos que possam quebrar, embale com cuidado e use tecidos ou isopor. Evite utilizar malas ou pacotes no máximo da sua capacidade, porque isso aumenta o risco de quebrar ou rasgar os produtos. A melhor embalagem, vale lembrar, sempre é a original de cada produto. 

Nesta hora, também é necessário ressaltar que, no caso de produtos novos, a entrega só é realizada mediante apresentação de nota fiscal, uma exigência da Receita Federal.

  1. Acompanhe o processo de entrega

Finalmente, agora é só aguardar a retirada do produto ou encaminhar o produto em alguma unidade da empresa que você escolheu, dependendo do modelo de serviço escolhido, e acompanhar o processo de entrega por meio do rastreamento.

Como os ônibus possuem GPS,nós conseguimos saber exatamente onde a carga está, e você tem a previsão de quanto tempo vai levar para chegar ao seu destino. Como os ônibus têm hora para partir e hora pra chegar, essa estimativa é muito mais precisa do que a oferecida pelas transportadoras tradicionais.

E aí, gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Esperamos que o artigo tenha esclarecido os principais questionamentos, e você esteja preparado para começar a enviar os seus produtos de ônibus.

Ficamos à disposição para lhe ajudar!

Avatar

Com mais de 70 anos no mercado de transportes, a Planalto Encomendas é uma empresa do Grupo JMT, com sede em Santa Maria. Nossa prioridade é transportar encomendas expressas com o máximo de agilidade e segurança, para garantir que suas melhores expectativas sejam reais.